Ar@quém News - domingo, 6 de outubro de 2013

Uma análise sobre a filiação de Cid Gomes e seu grupo político ao PROS

 
Recentemente o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, para poder apoiar a presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014 (e não o seu companheiro de partido Eduardo Campos, que também será candidato a presidente no mesmo ano ao lado de Marina Silva) resolveu estrategicamente trocar de grupo, agora o governador cearense pertence ao recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS) deixando para trás, juntamente com o pernambucano Eduardo Campos, o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Tal decisão causou um rebuliço interno no PSB, proporcionando a migração de cerca de 500 políticos, adeptos ao governador, para o novo partido, que em decorrência do ato tornou-se a 7ª maior bancada da Câmara, com 28 deputados federais.

A troca de partido provocou, também, efeitos em nosso município, Coreaú. Segundo informações da imprensa local, a prefeita Érika Cristino, o chefe de gabinete Chico Antônio, os vereadores e demais filiados ao PSB, a partir de agora, fazem parte não mais deste, mas do PROS.

Fazendo uma análise geral a respeito do assunto (e não cometer o equívoco de indagar especifica e unicamente a alteração na esfera municipal) percebemos que há uma grande deturpação do verdadeiro significado de Partido Político e o que ele representa para nós brasileiros.

Sinteticamente, partido político nada mais é do que um grupo de pessoas que se unem buscando conquistar e exercer o poder político, representado por uma ideologia. Sua importância consiste na manutenção da democracia de nosso país, que ficaria fragilizada sem tal instituto.

Embora seja essa a verdadeira essência, percebemos que os partidos, a maioria deles, são manobrados segundo os interesses de particulares de um ou outro político, isto é, de uma minoria que quer chegar ou permanecer no poder e não da coletividade. Essa prática não é de agora.

Quando alguém filia-se a um partido é por que ver nele uma semelhança de pensamento, uma visão de mundo, um ideário o qual não se percebe nos outros partidos.

No entanto, tornou-se ordinário mudar de partido, tratam-no simplesmente como uma peça de roupa na qual deve-se trocar todos os dias. Mostra-nos tal ação, que a ideologia partidária diminui a cada dia no Brasil (se já não se acabou). São mais de 30 partidos políticos existentes em nosso país, ou seja, mais de 30 possibilidades diferentes. Veja como acontece: se ocorreu uma briga interna, separa e cria um novo. Se estiver numa situação ruim troca de partido.

Por incrível que possa parecer, há uma grande semelhança entre os políticos contemporâneos e os jogadores de futebol, vejamos: um determinado jogador é formado por um time (muitas vezes desde criança), depois é contratado por outro e o trata com muito “amor” beijando o escudo e levantado o uniforme como se fosse apaixonado e um grande torcedor do novo time. Mera encenação, o que está por trás é o interesse e o oportunismo girando em torno do poder, do dinheiro e da fama. Com os políticos, pelo menos a maioria deles (não podemos generalizar), não funciona de maneira diferente.

Voltando a falar de Cid Gomes, ele não agiu pensando na coletividade, mas sim de si e de seu grupinho. Traiu o seu companheiro e partido para apoiar Dilma em 2014, sem dúvida nenhuma, objetivando concretizar seus interesses no mesmo ano. Será que se a aprovação do governo Dilma tivesse continuado em queda o governador teria tomado à mesma decisão? Claro que não!

Um oportunismo generalizado tomou conta do PSB, vários prefeitos e vereadores, dentre outros filiados, sem pensarem duas vezes decidiram de cara seguir os passos do governador. Tudo por mero interesse, vislumbrando o bem de si. Figurativamente, afinal, é “cobra engolindo cobra”.

Fica a análise para reflexão.

Por Hélio Costa

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Benedito Rodrigues disse...

Concordo com você na crítica à maneira como se conduzem as siglas partidárias no Brasil hoje. Infelizmente, esses senhores carregam tudo menos bandeiras populares, nada mais que interesses políticos pessoais. Precisamos de uma reforma política urgente!

Postar um comentário