Ar@quém News - quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ocupação irregular de lotes em Coreaú gera polêmica

Em Coreaú, pessoas continuam construindo casas em terrenos ocupados irregularmente na Vila São Francisco. Segundo informações de moradores, a polícia hoje os deu ordem de despejo, o que deixou os ocupantes revoltados. A situação gera polêmica.

Para contextualizar... Tudo começou quando pessoas ganharam o "direito" de construir, supostamente a mando do prefeito, em terrenos do patrimônio municipal. Quando o acontecido chegou ao conhecimento de mais gente, começou um movimento de demarcação corrida e improvisada de lotes ao logo do antigo Campo de Aviação. Alguns dos ocupantes, numa tentativa desesperada de garantir um terreno para suas casas, já trataram de ir logo lhes construindo. Agora, com alvenaria erguida em avançado estado, fica o medo de que o investimento tenha sido em vão, para os que arriscaram construir.


O problema não é novo. Outrora, havia ameaças na mesma vila, por parte do suposto titular dos terrenos, de derrubar muros construídos; assim como também lá já fora cenário da terraplanagem de várias fundações de casas. Sempre houve pelejas com regularização de moradias e lotes por ali.


Em Coreaú não há planejamento urbano. A Vila São Francisco é resultado direto de tal desleixo histórico típico. Há outros exemplos, como a ocupação indiscriminada das margens do Rio Coreaú. Nos dois casos, o ônus recai sobretudo nas costas dos cidadãos mais humildes.

Abaixo, um vídeo que está sendo divulgado na internet, onde se vê depoimentos de ocupantes: Fonte: Blog do Ditim

 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário