Ar@quém News - sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um pouco da história de Marianita, primeira professora de Araquém.

No dia 14 de abril de 1919, nascia, em Coreaú, Marianita Cardoso de Albuquerque. Filha de Raimundo Nonato de Albuquerque e Maria do Carmo Cardoso. Marianita Ficou órfã de mãe aos 16 anos de idade. Passou toda sua infância e juventude na cidade de Coreaú. Casou-se com Elias Teles de Menezes, vindo morar em Araquém, distrito de sua Terra natal. Ao longo de sua vida, teve 17 filhos: dezesseis biológicos e um adotivo. Dos quais seis falecidos ainda quando crianças e dois há pouco tempo. Atualmente, conta-se com oito filhos, vinte e cinco netos e dezessete bisnetos. Marianita juntamente com seu esposo, assim como grande parte dos nordestinos, região brasileira constantemente castigada pelas secas e pobreza, enfrentou muitas dificuldades para criar seus filhos, que, muitas vezes, ela tinha três filhos sem andar na mesma época.
 
Vida profissional

Aos 22 anos de idade, Marianita inicia sua carreira de educadora e pesquisadora social, dando aulas em sua casa e fazendo trabalhos de recenseamento em torno da região. Enfrentava muitas dificuldades para trabalhar na época. Em épocas de recenseamento, atualmente conhecido como senso do IBGE, tinha que caminhar a cavalo durante dias por toda a região fazendo os cadastros das famílias que habitavam nesta região.

Como educadora, Marianita contribuiu de forma significativa para a alfabetização de crianças na época, tornando-se a primeira professora de Araquém. No dia 29 de Setembro de 2011, por volta das 2:20 da manhã, com 92 anos de idade, veio a falecer, deixando muitas saudades e inspiração. plantou sementes que vieram a germinar, uma vez que alguns de seus netos herdaram com satisfação a prazerosa missão de dar continuidade a sua função: que é de transformar vidas a partir da educação. 

Fonte: Blog EducAraquém
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário