Ar@quém News - quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sobre as novas mentes pensantes de Coreaú


Recentemente tem-se notado o surgimento de vários críticos e pessoas que se mostram preocupadas com a realidade em que os coreauenses estão a vivenciar. São várias as mensagens publicadas em redes sociais, a maioria delas escritas em perfis falsos e sempre contendo ataques diretos a nova gestão. A novidade atual é a criação de um blog, intitulado “Coreaú de Verdade”, este informa que o motivo de sua criação foi causado pela omissão dos blogs tradicionais em relação à publicação de notícias da região coreauense. Sobre o novo veículo de comunicação abordarei algumas observações relevantes, as quais serão estruturadas topicamente logo abaixo.
1- O que seria essa “verdade”? Se a verdade que o blogueiro diz é a de divulgar as irregularidades e equívocos que os gestores do Poder Executivo Municipal cometem e, assim, empregar-lhes críticas construtivas e sugestões para que eles no decorrer dos dias e anos se aprimorem, essa verdade já é existente e mostrada há vários anos em nossa cidade. Pelo menos é o que tem evidenciado o blog que administro durante seus 3 anos de existência. Muito embora seja essa a verdade que devemos cultivar, o que percebo é que o recém-criado blog ou o blogueiro não pensa da mesma maneira. Percebe-se nitidamente nas poucas postagens daquela página que se trata de algo parcial, criada unicamente para defender uma administração deteriorada (inexistente) e apontar severas críticas de teor destrutivo a atual gestão, objetivando manchar sua imagem. Não é meu intuito aqui defender a nova gestão, que tem seus acertos, mas também muitos erros que precisam ser corrigidos ou então evitados. E sim buscar separar o joio do trigo.

2- O que me incomoda é que passei 03 anos brigando com os “donos do poder” para que Coreaú tivesse algo melhor, no decorrer desse tempo conquistei negativamente várias inimizades. Agora, sem um pingo de consideração ao trabalho que fiz e ao que os outros blogueiros coreauenses fizeram, vem uma pessoa por meio de uma ferramenta (blog), que contribuiu e contribui para o desenvolvimento de Coreaú, tentando desmerecer o nosso trabalho. E isso é inaceitável. Houve muito tempo para trazer essa “verdade” à tona, administrações podres se passaram, mas porque só agora? Quais realmente são os interesses do blogueiro? É pelo bem de nossa cidade? Ou busca defender os desejos de uma minoria insatisfeita com o resultado obtido há 12 meses? E qual o preço dessa “verdade”? Realmente, internauta, “abra sua mente. Tire suas conclusões.”

3- O blog recém-criado diz que foi construído para dar continuidade ao trabalho feito pelos blogueiros veteranos, os quais não noticiam mais informações de nossa cidade. O novo blogueiro se equivoca quando diz que irá dar continuidade, pois para que isso seja possível os blogs anteriores deveriam estar inativos, inoperantes, inacessíveis, mortos, mas isso não acontece. No entanto, é importante esclarecer aos leitores que o blog que edito passou por um processo ou tempo de “hibernação”, nesse tempo pude avaliar e refletir sobre as ações passadas, destacando os pontos positivos e negativos, para tentar evitar equívocos futuros. No entanto, tal “hibernação” foi pela metade, pois apenas reduzi os números de publicações, não deixando o blog desatualizado.

4- O que me chama a atenção, também, é a linguagem e a forma como o blogueiro expõe suas opiniões, parece dotar-se de um bom conhecimento e uma excelente escrita, isso é inquestionável. Entretanto, o autor mostra-se desconhecer a lei, mais precisamente a nossa Carta Maior quando em seu Art. 5º, IV, fala que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Porque uma pessoa preocupada com o bem estar social, e por isso mostra a “verdade”, esconde-se atrás de uma página sem ao menos mencionar o seu nome (verdadeiro)? Que espécie de blogueiro é esse? Coreaú tem vários blogs e todos conhecem seus verdadeiros autores, é assim que deve ser feito. Da maneira que se encontra, o blog é desacreditado e ilegítimo por não divulgar a mente subjacente a sua criação. Não há estrutura sólida o bastante que suporte o peso da mentira, pode demorar, mas um dia desmorona-se. Além disso, comprova o que falei no tópico 1º.

5- Enfim, se o blog tivesse iniciado de outra maneira, com um novo modo de pensar e buscasse efetivar os desejos do bem comum seria muito bem vindo, ajudando-nos, então, a construir um Coreaú cada vez melhor. Mas da maneira que encontra-se será por mim repudiado.

Por Hélio Costa
 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário