Ar@quém News - segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Por que Coreaú não se desenvolve!?

"Atento ao questionamento acima, que infelizmente é uma verdade clara, real e patente desde de outrora dos idos dos anos setenta (ou até antes disso), certamente há uma razão (ou razões) e também um responsável (ou responsáveis).

Vivi até quase os 15 anos na velha Palma quando fui pra capital estudar e realizar meu sonho de ser Engenheiro em 1983, e desde 1984 estou no Norte do Brasil (Amazônia), onde me tornei Advogado em 2001, mas sempre presente na terrinha e torrão de berço.

Antigamente, Coreaú até tinha uma produção considerável com relação a agricultura (milho, feijão, algodão, mandioca etc.), pecuária, extrativismo vegetal (carnaúba), confecções de chapéus, tijolos e telhas etc., sem olvidar da importância do setor comercial. Naquela época, o setor público municipal não tinha tanta representação e/ou interferência na vida econômica do município, a não ser a busca por um emprego de professora para as filhas de algumas famílias para as alunas que terminassem à Escola Normal. Afinal, não era exigido o concurso público. Mas com o passar dos anos e das décadas, a coisa/situação mudou de figura, e digamos assim, se inverteu, e acho que para pior, pelo menos até os dias atuais do ano 2012 do século XXI.

Hoje, Coreaú não produz quase nada e, por isso, não há como gerar empregos, melhoria na renda, qualidade de vida, esperança pro jovens etc., salvo o seu comércio, que sempre merecerá destaque. Não esqueçamos a Educação, que apesar de todo tipo de dificuldade, vem avançando a passos lentos.

No entanto, a medida que aquela produção foi definhando (e a culpada não é a seca do semi-árido que sempre existiu), parte significativa do povo de Coreaú se mal se acostumou a querer e esperar tudo do Poder Público (Municipal, Estadual e Federal). Foi a partir daí que a nossa Prefeitura Municipal tornou-se a "galinha dos ovos de ouro" para resolver ou amenizar os seus problemas e suas necessidades. Mas os recursos são limitados e a cobiça é grande e o Poder Municipal perdeu a capacidade de ser o mentor/motor de alanvancar (junto e com o apoio da iniciativa privada) o crescimento e o desenvolvimento que tanto Coreaú precisa para o bem-comum de sua População.

Tanto é verdade, por ser notório, que há vários anos, o Paço Municipal e a Câmara de Vereadores são muito disputados, e a Prefeitura e Câmara têm servido basicamente a poucos ("os amigos do rei não coroado", por empréstimo). É essa população que há muitos anos, na sua "ignorância política" só tem servido como "massa de manobra" ou "curral eleitoral" para alguns políticos, de 4 em 4 anos, em troca de favores questionáveis e impublicáveis, conforme amplamente divulgado pelos blogues de Coreaú.

O que aconteceu recentemente na montagem da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal só corrobora com o dito aqui. Lamentavelmente, a Casa do Povo parece que não é mais do POVO, e parece ser um "Departamento" a seriviço da Prefeitura, opinião essa em consonância com as de alguns blogueiros de Coreaú. É preciso mudar isso para o bem do Povo, da Democracia e do Estado Democrático de Direito que a população brasileira tanto lutou para obtê-los, pois não é nada salutar o Poder Legislativo "se curvar" ao Executivo, vez que os Poderes são harmônicos e independentes. Quem perde é a População e o Município, que vem marcando o passo há décadas e não sai do canto. É só tentar verificar o que foi feito/realizado nos últimos 20 (vinte) anos (a partir de 1992), por exemplo, e vai verificar que MUITO POUCO ou QUASE NADA foi realizado pelo Poder Municipal em prol do Município e de sua População. Há carência é grande. Mas o FPM chega mensalmente, sem falar nos Convênios. Mas, cadê os bons projetos para Coreaú sair do marasmo, algum candidato apresentou, fez promessas? Portanto, pelo jeito, NADA MUDOU e nem NADA VAI MUDAR, enquanto as cabeças pensantes, cívicas, éticas e conscientes de Coreaú não despertarem do sono profundo de décadas, e quando acordarem, defender com garra e determinação os valores éticos, morais, da cidadania e da dignidade da pessoa humana, aliado a plena liberdade de escolher os seus legítimos representantes para a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, para o bem das crianças, jovens, adultos e idosos de nosso velha PALMA. Espero, desejo, rogo e torço que esse dia chegue o mais rápido possível.

Por fim, deixo para cada cidadão de Coreaú - CE, querendo, que tire as suas conclusões com relação ao tema ora discorrido."

PAZ, SAÚDE e PROTEÇÃO A TODOS.

Boas Festas e Feliz Ano Novo de 2013 para Todos.

COSMO CARVALHOEngenheiro e Advogado.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade Cosmo Carvalho; ao que parece, a maioria de nossos conterrâneos são mazoquistas; por isso perdí as esperanças e saí dalí o mais rápido possível, afinal, minoria não aponta nada!

Postar um comentário