Ar@quém News - sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Falta d'agua no distrito de Aprazível revolta moradores

O blog tomou conhecimento na manhã desta sexta feira(30), que já está prá mais de 20 dias que não cai uma gota d'agua nas torneiras do distrito de Aprazível, localidade que fica ás margens da BR 222, a extamente 25 km de Sobral.

Alí o "Satanás perdeu as botas", me dizia um morador revoltado, pois a Maternidade foi destruída e nada foi construída ainda, o sistema de abastecimento d'agua foi construído pelo Prefeito José Parente Prado quando existia apenas 40 familias, atendendo pedido do Sr. Antonio Custódio de Azevedo(Pai do Dr. Dorenildo). 

Atualmente o distrito têm de 600 a 800 familias e a adutora continua sendo a mesma. E para complicar mais ainda, o abastecimento é compartilhado entre a CAGECE e o SAAE de Sobral. Os moradores têm reclamado muito nos rádio e nada se resolve. "Fica um culpando o outro e nada fazem", me dizia o morador Nonato Paulo, um dos prejudicados com a situação. Nesta sexta feira, têm a tradicional feira do Aprazível, imaginem o sufoco.... Lamentável a situação...

Fonte: Blog Bené Fernandes

Ônibus de Tianguá são movidos a 'sucos de laranjas'

Os estudantes universitários da cidade de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, descobriram que os ônibus que faziam os transportes dos alunos da cidade para Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), eram movidos a 'sucos de laranjas'.

Depois da operação desencadeada naquele município (Operação Provincia 2), que resultou na prisão de pelo menos dez pessoas, supostamente envolvidas em licitação, apontadas como sendo laranjas das licitações realizadas pelo município para contratação de empresas para o fornecimento dos veículos. Os ônibus pararam de circular. 

Fonte: Blog do Wilson Gomes

Flagrante de irresponsabilidade mostra o descaso com a saúde pública

Ao passarmos hoje, no início da tarde, pela BR 222 nas proximidades do Distrito de Aprazível, demos de cara com uma cena que não deveria existir: flagramos uma ambulância que vinha de Sobral e se dirigia para a estrada que dá acesso à cidade de Mucambo, com as portas amarradas para não abrir. Não sabemos se transportava algum paciente, mas esperamos que os responsáveis pelo transporte tomem logo providência para não pôr em risco a vida da população. Essa é uma típica cena que ilustra o caos na saúde brasileira. Há duas semanas, vimos no programa Profissão Repórter, da Rede Globo, os problemas enfrentados nos hospitais, usando como exemplo a Santa Casa de Sobral. Até onde irá a saúde pública no Brasil?
 
Fonte: Blog Tianguá em Foco

Brasil chega a 224 milhões de celulares

De janeiro a agosto, o Brasil ganhou 21 milhões de novos celulares, um número recorde para o período. O país conta agora com 224 milhões de acessos, o equivalente a 114,88 celulares para cada cem habitantes, segundo dados divulgados ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Desse total, 183 milhões são pré-pagos (81,75%) e 41 milhões, pós-pagos (18,25%). Só em agosto, foram 3,7 milhões de novos celulares. São oito os Estados que ainda não têm mais de um celular por habitante: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pará e Roraima. A Vivo continua líder do mercado, com 29,5% dos clientes. A Tim vem em segundo, com 26%, seguida da Claro, com 25,4%. A Oi tem 18,78% de participação.
 
Fonte: Portal Band

TV Jangadeiro deixa o SBT e retransmitirá a Bandeirantes

A partir do dia primeiro de outubro o canal do SBT, deverá sair do ar no Ceará. A TV Jangadeiro, emissora do Grupo Jereissate, que retransmite, o sinal da TV do Silvio Santos para o Ceará, fechou contrato com a Bandeirantes. Contratos e termos relacionados à mudança de bandeira e aos direitos e deveres de cada uma das partes foram gerados e a negociação caminha para ser oficialmente encerrada no começo de outubro, quando está prevista a cerimônia de assinatura da parceria.
 
Fonte: Blog Wilson Gomes

Um pouco da história de Marianita, primeira professora de Araquém.

No dia 14 de abril de 1919, nascia, em Coreaú, Marianita Cardoso de Albuquerque. Filha de Raimundo Nonato de Albuquerque e Maria do Carmo Cardoso. Marianita Ficou órfã de mãe aos 16 anos de idade. Passou toda sua infância e juventude na cidade de Coreaú. Casou-se com Elias Teles de Menezes, vindo morar em Araquém, distrito de sua Terra natal. Ao longo de sua vida, teve 17 filhos: dezesseis biológicos e um adotivo. Dos quais seis falecidos ainda quando crianças e dois há pouco tempo. Atualmente, conta-se com oito filhos, vinte e cinco netos e dezessete bisnetos. Marianita juntamente com seu esposo, assim como grande parte dos nordestinos, região brasileira constantemente castigada pelas secas e pobreza, enfrentou muitas dificuldades para criar seus filhos, que, muitas vezes, ela tinha três filhos sem andar na mesma época.
 
Vida profissional

Aos 22 anos de idade, Marianita inicia sua carreira de educadora e pesquisadora social, dando aulas em sua casa e fazendo trabalhos de recenseamento em torno da região. Enfrentava muitas dificuldades para trabalhar na época. Em épocas de recenseamento, atualmente conhecido como senso do IBGE, tinha que caminhar a cavalo durante dias por toda a região fazendo os cadastros das famílias que habitavam nesta região.

Como educadora, Marianita contribuiu de forma significativa para a alfabetização de crianças na época, tornando-se a primeira professora de Araquém. No dia 29 de Setembro de 2011, por volta das 2:20 da manhã, com 92 anos de idade, veio a falecer, deixando muitas saudades e inspiração. plantou sementes que vieram a germinar, uma vez que alguns de seus netos herdaram com satisfação a prazerosa missão de dar continuidade a sua função: que é de transformar vidas a partir da educação. 

Fonte: Blog EducAraquém

Resultado da enquete promovida pelo blog Ar@quém News

O que você achou dos Festejos de Coreaú?

Ótimo
39 (60%)
Bom
11 (17%)
Ruim
4 (6%)
Péssimo
10 (15%)


Blog Ar@quém News

Bradesco abre nova agência em Coreaú

O Banco Postal que atualmente opera nos Correios em todo território Nacional através do Bradesco, será substituído pelos serviços do Banco do Brasil vencedor da concorrência pública. A informação é do Sr. José Leônidas Ferreira gerente da agência dos Correios da cidade de Coreaú CE. Já é de estrema necessidade o funcionamento de uma agência do Bradesco neste município, mas as instalações da mesma já iniciam, vai funcionar em um excelente ambiente com acesso para estacionamento dos veículos de clientes. Nas proximidades do início da Avenida Dom José no centro comercial de Coreaú.
 
Fonte: Coreaú em Rede

Coração mata mais de 17 milhões de pessoas por ano

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares, incluindo infarto e acidente vascular encefálico (ou derrame), são responsáveis por 17,3 milhões de óbitos ao ano em todo o mundo, sendo quatro em cada cinco mortes em países pobres ou em desenvolvimento. Todos os anos, 300 mil brasileiros são vítimas. Por outro lado, 80% dos infartos e derrames poderiam ser evitados com dieta saudável, prática de exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia, redução do estresse e fim do tabagismo, ensinam cardiologistas. Para incentivar esses hábitos, a Federação Mundial do Coração, em colaboração com a OMS, promove nesta quinta, em mais de cem países, atividades que destacam a importância da prevenção de doenças cardiovasculares e de seu diagnóstico precoce.A hipertensão - que mesmo sem dar sinal ataca as artérias -, o excesso de açúcar - que leva ao diabetes - e o aumento de gorduras no sangue além de 200 mg/dL são os maiores vilões do coração.

Fonte: Coreaú Pra Frente

Levantamento revela 56 peixes no Alto Tietê; 5 espécies novas

Nas cabeceiras do Rio Tietê, há pelo menos 56 espécies diferentes de peixes. É o que mostra um levantamento conduzido por três pesquisadores que identificaram, a menos de 80 quilômetros de São Paulo, cinco novas espécies não descritas pela ciência. O estudo mostra que vários peixes são endêmicos da região, ou seja, não ocorrem em outros lugares do País. Ameaçados pela mudança de hábitat, correm sério risco de desaparecer. (...)






Fonte: Estado de S. Paulo

Disney World celebra 40 anos neste sábado

O Magic Kingdom, primeiro dos parques do complexo de entretenimento de Orlando Walt Disney World, vai celebrar seus 40 anos neste sábado (1º) com tradicionais desfile de personagens, fogos de artifício e produtos comemorativos.

O tradicional desfile está previsto para começar às 9h45, com participação da presidente do resort, Meg Crofton, e veteranos que estão no complexo desde seu início, segundo o jornal "Orlando Sentinel". 

A cerimônia deve incluir lembranças das quatro décadas passadas, apresentações musicais com o quarteto local "Dapper Dans", entre outros, além de dançarinos e shows pirotécnicos. A apresentação noturna do show de fogos "Wishes" será expandida, a partir das 21h, e o parque deve ficar aberto até meia-noite.

Fonte: Folha

Iêmen anuncia morte de líder da al-Qaeda na Península Arábica

Ministério da Defesa do Iêmen anunciou nesta sexta-feira (30) a morte no país do líder da al-Qaeda na Península Arábica, Anwar al-Awlaki, clérigo radical americano de origem iemenita e um dos terroristas mais procurados internacionalmente. Além de Awlaki, morreram na operação outros supostos membros da rede  al-Qaeda, embora por enquanto se desconheçam mais detalhes sobre o caso, de acordo com um comunicado do governo iemenita.

Fonte: Portal G1

Ameaçada de morte por traficantes, família mora na delegacia, no ES

Uma família inteira está dormindo na delegacia de Cariacica, na Grande Vitória, desde quarta-feira (28), por que teria sido ameaçada de morte por traficantes do bairro Industrial em Viana, onde residem. De acordo com a polícia, por causa do medo de morrer as sete pessoas, entre elas duas crianças, procuraram proteção policial. O motivo de tudo, segundo a família, teria sido uma fofoca.

Ameaçada por traficantes, cinco adultos, uma criança de sete anos e outra de um ano estão passando o dia e a noite no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cariacica. O avô das crianças foi acusado pelos traficantes de ter abusado da neta de sete anos. “Quatro bandidos chegaram na casa dos meus pais e disseram que souberam por alto que o meu pai, de 60 anos, tinha violentado a minha filha. Dez minutos depois eles voltaram armados e falaram que matariam o meu pai. Agora eu quero que eles provem isso”, disse o auxiliar de obras.

O aposentado de 60 anos disse que nunca fez nada. “Isso é um absurdo. Eu sou inocente, estou me sentindo muito mal, minha cabeça está doendo muito. Eu não devo nada”, falou o aposentado. A família não sabe quando vai poder voltar para casa ou se vai conseguir um local seguro para ficar. Enquanto isso, adultos e crianças continuam na porta da delegacia, dormindo nos bancos sem nenhum conforto, na busca por proteção.

Fonte: Portal G1

Vacina contra aids tem 90% de sucesso em testes

Uma vacina contra a aids desenvolvida na Espanha obteve 90% de sucesso em testes iniciais aplicados em 30 voluntários de Madri e Barcelona. Apesar de os participantes estarem sem o HIV em seus organismos, o imunizante deixou 90% deles preparados para possível contato com o vírus transmissor. Essa mesma resistência durou pelo menos um ano em 85% dos voluntários. A ideia dos médicos do Hospital Clinic, de Barcelona, e do Gregorio Marañon, de Madri, foi “treinar” o corpo de pessoas sem a doença para que pudessem reconhecer o vírus HIV e células infectadas para atacá-los.

Agora, o próximo passo será testar a vacina como terapia para portadores do vírus, mas que ainda não desenvolveram a doença. Mesmo com o sucesso na primeira das três fases comuns dos testes em humanos, Felipe García, chefe da equipe que conduziu o estudo em Barcelona, afirmou ser preciso cautela. Para o médico, o número de voluntário ainda é pequeno para poder dizer se o imunizante vai mesmo garantir a defesa permanente do corpo contra o HIV.

A vacina é denominada de MVA-B e foi preparada a partir de vírus diferente do HIV. Ao ser enfraquecido, o micro-organismo serviu para produzir imunizante contra a varíola e agora é muito usado para a pesquisa em outras doenças. A letra B na classificação indica o tipo de HIV mais comum na Europa e que é combatido pela nova vacina espanhola.

Para preparar a vacina, os cientistas espanhóis colocaram quatro genes do HIV dentro do vírus enfraquecido da varíola. De acordo com os pesquisadores, a presença desses genes é insuficiente para desenvolver a doença em pessoas saudáveis. Pelo contrário, ela serve somente para deixar o corpo em alerta para o caso de o vírus de verdade entrar dentro do organismo do imunizado.

Os resultados foram divulgados nas publicações médicas Vaccine e Journal of Virology. O estudo foi autorizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) espanhol, principal órgão voltado para a pesquisa científica, do governo do país. A substância já havia sido testada em 2008 em roedores e em macacos.

Fonte: O Povo Online / Agências de Notícias

Doador anônimo japonês deixa US$ 131.000 em banheiro público

Um doador anônimo japonês deixou uma bolsa com 131.000 dólares em um banheiro público com instruções sobre como o dinheiro deve ser utilizado para ajudar as vítimas do terremoto e tsunami de março. Um funcionário da prefeitura de Tóquio informou que a bolsa de plástico com 10 milhões de ienes foi encontrada em 22 de setembro em um banheiro para deficientes de Sakado, um subúrbio nas proximidades da capital.

O governo municipal repassará o dinheiro à Cruz Vermelha japonesa se o doador anônimo não reclamar a quantia em um prazo de três meses. A bolsa tinha um bilhete com a mensagem: "Estou sozinho. Não tenho futuro, então deixem o povo de Tohoku usar o dinheiro".

Tohoku é a região do nordeste do país devastada pela catástrofe que matou 20.000 pessoas e provocou a tragédia na central nuclear de Fukushima.

"Não havia testemunhas para presenciar o gesto e não podemos dizer que tipo de pessoa fez isto. Estamos espantados. E também agradecidos pela gentileza", afirmou a porta-voz do governo municipal, Masumi Sekiguchi.

Fonte: O Povo Online / AFP

Dois homens invadem igreja em Sobral e roubam vários objetos

No final da noite dessa quarta-feira, 28 de setembro de 2011, dois indivíduos arrombaram  uma das portas da Igreja dos Salgado dos Machados, conseguindo subtrair, uma caixa de som, um violão, uma teça(um pequeno recipiente de metal nobre, onde se armazenam hóstias consagradas para transportá-las até as casa de doentes ou comunidades distantes, ou seja, um recipiente usado basicamente no transportes das hóstias consagradas). Os dois acusados, Jones, residente no Parque Santo Antônio e Carlito, foram presos quando retornavam do salgado dos machado de bicicleta trazendo os produtos do roubo. Os dois presos em flagrante e conduzidos a delegacia de policia civil de nossa cidade.

Fonte: SPN

Ricardo Teixeira é internado com dores

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, deu entrada ontem à noite na emergência do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio. Ele chegou em um carro particular, acompanhado pelo cardiologista Jorge Castro y Perez. Segundo as assessorias da CBF e do hospital, o dirigente teve dores abdominais e vai ficar internado em observação. A princípio, o tratamento é clínico e não será necessária nenhuma intervenção cirúrgica. No comando da CBF desde 1989, Teixeira também acumula a função de presidente do COL (Comitê Organizador Local) da Copa-2014.

Fonte: Diário do Nordeste

Charge

Fonte: Blog da Janga

Greve dos correios preocupa estudantes

Foto: José Leomar
A greve dos Correios já começa a preocupar os estudantes que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os dias 22 e 23 de outubro. Os candidatos temem o atraso na entrega dos cartões de confirmação, que indicam o local onde o aluno deve fazer a avaliação e precisam ser apresentados nos dias do exame.

A candidata Sara Maciel Lima, 17, por exemplo, vai fazer a prova do Enem pela primeira vez. Segundo ela, que estuda no Colégio Dáulia Bringel, na Cidade dos Funcionários, a greve dos Correios tem sido motivo de preocupação para vários estudantes da escola.

"É uma situação difícil porque muitos alunos se preparam durante todo o ano para fazer uma prova que é fundamental para ingressar na universidade pública", afirma Sara, torcendo para que a greve termine logo.

Fonte: Diário do Nordeste

Se Cid não sancionar lei aprovada, categoria admite “refletir” sobre fim da greve, diz Apeoc

O presidente do Sindicato da Apeoc, Anízio Melo, afirmou, nesta sexta-feira, que a greve dos professores não pode ser encerrada para que a renegociação com o governo do Estado possa ocorrer como apregoou, neste Blog, a secretária da Educação, Izolda Cela.

Segundo Anízio, em entrevista ao programa “Diário da Manhã”, da TV Diário, porque os professores, em greve há mais de 50 dias, perderam a confiança “num governo que pediu a ilegalidade do movimento e que entrou com ação de inconstitucionalidade contra a lei do piso”.

Anízio disse que a categoria fará assembleia em frente ao prédio da Assembleia Legislativa e espera a mediação do Ministério Público Estadual para que haja um acordo. Mas ele admite: se o governador Cid Gomes não sancionar a lei aprovada nessa quinta-feira e que diz respeito ao piso salarial para um grupo de docentes do nível médio (cerca de 250), o movimento pode refletir a possibilidade de encerrar a greve. O Governo diz que só negocia restante da pauta se aparalisação for encerrada. 

Conforme o presidente do Sindicato Apeoc, essa lei aprovada pela Assembleia, prejudicou, no geral, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos docentes. Um grupo de professores fez vigília dentro do prédio da Assembleia. Sob olhares do Batalhão de Choque.

Fonte: Blog do Eliomar

Ar@quém News - quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Deputados aprovam tabela de vencimentos dos professores da rede estadual

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, no início da tarde desta quinta-feira, 29, a nova tabela de vencimentos dos professores da rede estadual de ensino, em greve há 55 dias. A votação aconteceu em meio ao dia mais tenso do movimento, que pela terceira vez ocupou o prédio do legislativo estadual. Pela manhã, houve confronto com a Polícia. Enviada pelo governo Cid Gomes, a iniciativa é uma tentativa de amenizar a tensão do Palácio da Abolição com a categoria. O movimento reivindica, entre outros pontos, a implantação, por parte do governo Cid, do piso nacional dos professores - considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Valores

Pelo novos valores, um professor começa a carreira recebendo rendimentos de R$ 1.187. Fatiada em dez faixas, a tabela vai até o nível 10, de acordo com o tempo de serviço e a titulação do professor. O último valor é R$ 2.255.

Na prática, a tabela cria uma espécie de gratificação fixa para os profissionais da educação. Além dos novos valores, o projeto de lei aprovado altera o Plano de Cargos e Carreira. Votaram contra a proposta do governo Cid Gomes os deputados Heitor Férrer (PDT), Agostinho Moreira e Roberto Mesquita, ambos do PV, e Eliane Novais (PSB).
 
Fonte: APEOC

Chico Lopes repudia atos de violência contra professores estaduais grevistas

“Qualquer violência, parta de onde partir, contra trabalhadores em greve, deve ser repudiada. Lamentamos profundamente que isso tenha acontecido, contrastando com as conversas, em mesa de negociação, entre professores e Governo do Estado”. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB). O parlamentar se disse indignado com os casos de violência contra professores registrados na manhã desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa.
 
Disse ainda Chico Lopes: “Os excessos cometidos hoje precisam ser apurados, com penalização dos responsáveis. Nenhum trabalhador em greve pode ficar sujeito a agressões”, ressalta Chico Lopes, também professor e integrante do Sindicato APEOC. “A Assembleia Legislativa vem cumprindo seu papel de procurar ajudar nas negociações entre professores e gestores. Infelizmente, a casa hoje se viu como palco de atos de violência, o que não é bom pra ninguém”.
 
Chico Lopes é autor da emenda à lei do piso salarial nacional dos professores que estabeleceu o direito a um terço da carga horária para atividades extra-sala.
 
Fonte: Blog do Eliomar

Veja o "piso" que os professores ganham. Lamentável!

Fonte: Blog da Janga

Vídeos exclusivos da confusão na Assembleia Legislativa

O Diário do Nordeste Online registrou nesta quinta-feira (29) o momento em que professores e policiais do Batalhão de Choque entraram em confronto na Assembleia Legislativa. O confronto aconteceu durante a manhã e, até o início da tarde, os ânimos continuavam exaltados na Casa.. O primeiro vídeo mostra com detalhes o momento de tensão. Já o segundo e traz entrevista com professores e os gritos dos manifestantes. Os vídeos são de Xandy Rodrigues, Luana Lima e Renatta Pimentel.




Fonte: Diário do Nordeste

Secretária lamenta confronto professores-Polícia e diz que Governo só negocia com fim da greve

A secretária da educação do Estado, Izolda Cela, considerou “lamentável” o confronto registrado nesta manhã de quinta-feira, 29, envolvendo professores estaduais em greve e o Batalhão de Choque da Polícia Militar. Foi o que ela disse, durante entrevista ao programa Revista O POVO/CBN, da rádio O POVO/CBN, apresentado pela jornalista Alexandra Souza.

Izolda Cela disse que o Estado sempre esteve aberto ao diálogo e que a mensagem aprovada pela Assembleia nesta quinta-feira nada tem a ver com o principal das reivindicações da categoria. Houve reuniões com a presença, inclusive, de parlamentares. Há, segundo a secretária, um grupo de professores que não recebia o piso da forma como o Supremo definiu. O governo teria que resolver essa situação que estava irregular e envolvendo cerca de 200 docentes, o que a mensagem aprovada corrige.

Ela considerou justo que os docentes se mobilizem, mas “não podemos sacrificar os alunos”. A secretária lembrou que o governador havia avisado para os professores que a negociação ocorreria, mas sem clima de greve. Ou seja, não dava para tratar de planilhas e salários sem que houvesse aula, já que os alunos estão às vésperas de provas do Enem.

“Eu não sei…às vezes tem interesse político, tem gente que não se importa em prejudicar professores e, principalmente, as escolas (…) queremos retomar o diálogo para atender aos anseios da categoria e da população”, adiantou Izolda Cela, reiterando: volta a negociar, mas com as escolas em funcionamento.

Sobre agressão de professores, ela disse que o fato se registrou no âmbito do Poder Legislativo e que houve uma manifestação do presidente da Casa, Roberto Cláudio, que ela disse admirar. Para ela, o presidente agiu para defender a integridade dos servidores da Casa e do patrimônio público. Avalia que as responsabilidades serão apuradas.
 
Fonte: Blog do Eliomar

Mais vídeos da confusão entre policiais e professores na Assembleia Legislativa

O confronto entre policiais do Batalhão de Choque repecutiu nas redes sociais. Muitos internautas que acompanharam a confusão na Assembleia Legislativa postaram informações e várias imagens do tumulto. A polícia usou spray de pimente e muita violência para conter os grevistas que tentavam entrar no Plenário 13 de maio. Alguns professores chegaram a ser detidos e outros ficaram feridos. Veja abaixo alguns flagrantes do confronto entre professores e policiais do Batalhão de Choque. Os vídeos foram feitos e publicados pela servidora da Assembleia Legislativa, Raquel Tavares.






Fonte: Jangadeiro Online

Professor é algemado, sob acusação de ter agredido um policial na AL

Os três professores detidos na manhã de quinta-feira, 29, pelo Batalhão de Choque, na Assembleia Legislativa, foram liberados. O clima ainda é de tensão na Casa Legislativa. Alguns professores estão se dispersando, mas o movimento ainda é grande próximo ao plenario, que continua com o acesso bloqueado. Durante a manhã, os professores estaduais tentaram invadir o plenário 13 de Maio, mas foram contidos pelo Batalhão de Choque. Houve confronto, quebra-quebra e alguns professores saíram feridos. Um professor machucado foi conduzido para o Instituto José Frota (IJF). Outro docente, que havia ido fazer um boletim de ocorrência, acabou detido.

Fonte: Opovo Online 
Foto: Frank Costa

Assembleia Legislativa manda nota para Blog sobe confronto entre professores e Polícia

Sobre o confronto registrado nesta manhã de quinta-feira no prédio da Assembleia Legislativa envolvendo professores estaduais em greve e o Batalhão de Choque, eis nota oficial que a Mesa Diretora da Casa mandou para o Blog:
 
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em respeito à sociedade cearense e em obediência ao princípio constitucional da transparência na gestão pública, vem esclarecer sobre os lamentáveis episódios ocorridos nas dependências do Poder Legislativo nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, quando pessoas alheias ao funcionamento da Casa, albergadas no seio da categoria de professores da rede pública que aqui acorreram, entraram em choque com a força policial que tem por missão institucional a defesa e preservação do patrimônio público.

A manifestação violenta de uns poucos, de forma explícita, feriu os princípios democráticos e de civilidade que o Poder Legislativo, também, legitimamente, denominado de “Casa do Povo”, defende e tem como base histórica na construção de seu alicerce. Foi apreendida, pelos policiais, uma faca que estava na posse de um dos manifestantes. Uma pessoa que foi ferida, de acordo com os policiais presentes, por objetos arremessados pelos próprios manifestantes, teve por parte do serviço médico da Assembleia imediato socorro.

A Assembleia Legislativa sempre foi e será o estuário das mais legítimas manifestações democráticas e a direção da Casa, cônscia de seu papel, propugna por manter inarredável esse compromisso histórico, mas adverte que jamais irá capitular na sua missão de defesa intransigente do patrimônio público, integridade física de seus servidores e parlamentares, além dos integrantes dos mais variados públicos que acorrem a este espaço plural e democrático.

* Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará 
 
Fonte: Blog do Eliomar

Esse foi o clima entre professores e Batalhão de Choque na Assembleia

Este foi o clima nesta manhã de quinta-feira, na Assembleia Legislativa: confronto entre docentes e Batalhão de Choque, conforme divulgou o Blog. Continuamos torcendo pelo bom senso e para que Governo e docentes entrem num acordo. São 53 dias de greve, onde a categoria reivindica a implantação do piso salarial nacional. 






Fotos:  Frank Costa
Fonte: Blog do Eliomar

MEC exige que escolas coloquem camisinhas no banheiros

Já que não tem como evitar, o jeito é remediar. O Ministério da Educação enviou uma recomendação para que todas as escolas coloquem preservativos nos banheiros. Acontece que o numero de relações sexuais – às escondidas – dentro deste tipo de recinto está cada vez mais comum, e provocando um aumento de gravidez indesejada entre as adolescentes.

As escolas têm 10 dias para cumprir a recomendação do Ministério da Educação e colocar os preservativos no banheiro. Além disso, será obrigado também inserir um cartaz, alertando os estudantes que o banheiro não é um lugar apropriado para praticar relação, mas que, se o casal insiste em desobedecer a regra, que faça uso do preservativo.

Em conversa com a reportagem de G17, a direção de uma escola pública disse que, os estudantes são conscientes e levam preservativo para o banheiro, entretanto, quem esquece, não terá desculpa para fazer sem, porque o banheiro terá a camisinha como um item obrigatório igual o papel higiênico.

Fonte: Site Humorístico G17

Escola Flora Teles implaca 4 medalhas na Olimpíada de Astronomia 2011

Na XIV edição das Olimpíadas de Astronomia 2011, os alunos da escola Flora Teles Sede e extensão de Araquém, mostraram o seu potencial.

Fernando Lima de Menezes
Medalha de Ouro

Francisco Erick Tabosa Lima

Medalha de Prata

José Jander Coutinho Marques Filho

Medalha de Bronze

Kelton de Paula Albuquerque

Medalha de Bronze

Lembrando que ainda tivemos dois alunos que fizeram a prova de pré-seleção para as olimpíadas internacionais. Estamos aguardando os resultados.

Fonte: RM no Foco

Aposentado pratica suicídio em Granja

Hoje pela manhã, o aposentado João Tadeu da Fonseca, de 68 anos, cometeu o suicídio em sua residência localizada na COHAB em Granja. O corpo do idoso foi encontrado por sua nora, por volta das 10:00 hs, ele estava pendurado por um fio de nylon preso a um armador. Segundo informações de familiares, ninguém sabe o motivo dele cometer tal ato. O fato foi comunicado ao COPOM da 3ªCia (Camocim), que já acionou o Rabecão e a Perícia Forense.

Colaboração: Sd Marcilene
Blog da Força Tática

Professores e Batalhão de Choque entram em confronto na Assembleia Legislativa

Professores da rede estadual de ensino e policiais do Batalhão de Choque entraram em confronto na manhã desta quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. Os professores estariam tentado entrar na Casa quando foram impedidos pelos policiais. 

O vereador João Alfredo (PSOL) informou, por meio de seu perfil no twitter, que soube pela sua assessoria que há policiais por todos os cantos, proibindo acesso às galerias. "Acabamos de saber que batalhão de choque está na assembleia legislativa. Houve quebra-quebra e alguns professores estão feridos", disse. 

Segundo o presidente do sindicato Apeoc, Anízio Melo, a "orientação do sindicato é resistir". "Estamos dentro da FM da Assembleia esperando uma posição do parlamento ou do governo". Segundo Anízio, muitos professores foram feridos durante o confronto. "Estamos recebendo a OAB e dois comapnheiros que estavam detidos já foram liberados", disse. 

Fonte: Diário do Nordeste

Escola Flora Teles de Araquém Comunica

A Coordenação da EEM Flora de Queiroz Teles - Extensão de Araquém comunica aos estudantes e pais que, por conta do falecimento da senhora Marianita, primeira professora do nosso distrito e avó de dois de nossos educadores, Francisco Menezes (Chiquinho) e Raimundo Nonato, não haverá aula hoje, 29/09/11. As provas que seriam aplicadas hoje (português, Ed. Física, Artes e Inglês/espanhol) serão aplicadas amanhã, sexta, dia 30 de setembro. 
 
 

Comunicado da Escola Municipal Santo Antônio

Araquém, 29 de Setembro de 2011
 
O diretor deste estabelecimento de Ensino, Antonio Menezes De Sampaio, fazendo uso de suas atribuições e em virtude do falecimento da Senhora Marianita Cardoso De Albuquerque, professora mais velha de nosso distrito, avó e tia de vários professores e professoras desta escola resolve suspender as atividades escolares de hoje, Quinta-Feira, dia 29 de Setembro de 2011.

Em nome da escola, deixo aqui minhas condolências aos familiares e amigos e, ao mesmo tempo, nossa eterna gratidão pelo legado que ela deixou em seus alunos e alunas.

Antonio Menezes De Sampaio
Diretor

 

INSS quer cobrar "conta" de motorista infrator

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se prepara para cobrar do motorista infrator os valores que forem gastos com o pagamento de benefícios previdenciários para as vítimas de acidentes. A AGU (Advocacia Geral da União) irá entrar com ações na Justiça exigindo o ressarcimento para os cofres públicos dos valores gastos com pensão, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A AGU está escolhendo casos graves, em que o motorista que causou o acidente foi condenado por homicídio doloso --quando assume o risco de matar--, para entrar com os primeiros processos cobrando os valores da pensão paga à família da vítima.
 
Segundo o procurador Fernando Maciel, coordenador geral de matéria de benefícios, a AGU vai esperar as primeiras decisões da Justiça para entrar com novas ações. "Pretendemos ter antes a jurisprudência favorável", disse, em entrevista à Folha. Se o entendimento da Justiça for favorável ao INSS, as ações serão estendidas para os demais benefícios.
 
Fonte: Folha.com

Record mobiliza rede nacional para cobrir "Fora Teixeira"

A Rede Record mobilizou todas as sucursais e escritórios do país e do exterior para cobrir os protestos contra o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no próximo dia 1º. Esta coluna obteve o e-mail repassado à rede, o qual informa datas e locais das manifestações, contatos e celulares dos organizadores e determina preparativos para a cobertura. Segundo o e-mail, original da Frente Nacional de Torcedores, em 1º de outubro ocorrerão os protestos em 15 cidades. O e-mail dá a entender que o Jornalismo da Record está fazendo uma "parceira" com a FNT, que organiza os atos contra Teixeira. A FNT tem dado até apoio logístico à Record.

Para entender

Por que a Record odeia Teixeira? Em primeiro lugar, a emissora acha que a única forma de ter a rentável transmissão do futebol um dia é derrubando Teixeira do cargo. A Record foca o combate na histórica parceria entre Teixeira e Globo (que já esteve estremecida, mas hoje, aparentemente, está ótima de novo). Essa parceria, ao longo dos anos, fez a Record ter prejuízos enormes, tanto financeiros como de imagem. Este ano, por exemplo, a emissora sofreu um golpe no fígado, na negociação dos direitos do Campeonato Brasileiro, que lhe escorreu das mãos já nos "acréscimos"...

Para entender mesmo

Com apoio e esforço também da Record, no ano passado o Cade obrigou a CBF a parar de privilegiar a Globo no futebol, coisa que ocorreu por décadas. O conselho econômico obrigou a CBF e times a "leiloar" os direitos do futebol, em nome da livre concorrência. A princípio, essa negociação deveria ser feita por meio do Clube dos 13. Se, por um lado, a decisão deu a todas as TVs a chance de competir, por outro atingiu Globo, CBF e times grandes como Corinthians e Flamengo...

Fonte: F5